Uma profecia entubada no passado

Em maio de 2010, agora, o You Tube completa 5 anos. Há exatos 5 anos Steve Chan e Chad Hurley  buscavam uma alternativa para compartilhar seus vídeos pessoais com seus colegas e amigos, tendo em vista que o compartilhamento de vídeo sempre foi um problema pelo formato gigante dos arquivos, infinidade de opções de exportação e grande incompatibilidade entre plugins, codecs etc. Sem solução, resolveram inventar sua própria ferramenta, o que conhecemos hoje como You Tube. Um ano depois o Google demonstrou interesse e adquiriu o site, que já fazia um relativo sucesso entre a comunidade videomaker, mas nada comparado a hoje, uma época em que qualquer pessoa, qualquer mesmo, literalmente com uma idéia na cabeça e uma câmera na mão pode ganhar destaque internacional, ganhar a vida, aparecer, mostrar o que sabe, ou o que não sabe.

O Google foi muito criticado por isso, sobretudo em relação ao valor oferecido a dupla: algo na casa dos 1,5 bilhões de dólares, contando a negociação toda. Um pouco mais, um pouco menos. Hoje, 5 anos após, o You Tube começa a lucrar com a internet. Grande parte do público e da crítica acreditava que aquele simples sitezinho de vídeos não ia longe. Eu não faço parte dessas pessoas. Eu sou dos que acreditavam que, um dia, o You Tube poderia entender o que era falado no vídeo, converter o áudio em legenda e traduzir automaticamente. Bem vindo ao presente.

Nestes 5 anos eu me diverti, ri muito. Chorei e aprendi. E com certeza hoje não viveria sem acessar o You Tube. Acesso pelo note e pelo Nintendo Wii. Você pode acessar pelo celular, por televisões específicas e por diversos aplicativos que ajudam você a mostrar o que você sabe fazer ao mundo. A idéia principal do You Tube é "O público está lá fora. Mostre o que você sabe fazer." Não é oficial. Isso é o que eu acho. É o que eu sinto a respeito da real utilidade do You Tube. E isso se aplica a pessoas físicas, jurídicas, idéias inovadoras, bobagens, qualquer coisa. Ado, A-ado, cada um no seu quadrado.

Gostaria agora de postar abaixo o primeiro artigo que escrevi no site do Estúdio Buteko, há quatro anos atrás, na semana em que o Google comprou o You Tube e todos criticavam a empresa. Na semana, havia ocorrido aqui em Porto Alegre uma sessão comentada com Esmir Filho e seus curtas. Pra quem não sabe, o Esmir é o cara por trás do Tapa na Pantera e outros curtas do caralho. Curtam o texto, pois é nostálgico, de uma época que não está muito longe, mas já é uma profecia entubada do passado.

Artigo originalmente publicado na seção "Papo de Buteko" do site http://www.estudiobuteko.com.br no dia 27.11.2006.

"Estamos prestes a conhecer a nova era da comunicação. Nos próximos anos estaremos no presente, construindo o passado da televisão. É o mundo digital tomando conta. A televisão digital vai chegar, permanecer por alguns anos ou algumas décadas e posteriormente dará seu lugar a uma nova tecnologia. Paralelamente a isso, um arquivo universal compartilhado de idéias e memórias toma proporções gigantescas. Talvez não em valor. Talvez não em tamanho, mas sim, em reconhecimento. Em referência. Lembra aquela cabeçada de Zidane na copa de 2006? "Nah, não vi". É só procurar no You Tube. Lembra a cena memorável do Silvio Santos caindo dentro de um tanque cheio de água, no início da década de noventa? É só procurar no You Tube.

Agora, viajemos um pouco mais longe, mais pra trás. Vamos procurar um tema. Pode ser história mexicana. Revolução Zapatista, para ser mais exato. Digite Emiliano Zapata e você encontrará inúmeros vídeos do final do século retrasado, início do século passado, de Emiliano e sus comancheros fazendo estripulias pelas praças mexicanas. Isso prova que, em todo lugar que pode ter existido uma câmera, este pedaço de história pode estar no You Tube. Já virou jargão popular: "procura lá no You Tube".

O You Tube cresce a cada dia. Está cada vez mais se tornando uma referência de pesquisa cultural, e é aí que está o ponto chave: A interferência da mídia digital no cotidiano cultural. Talvez o you tube não interfira em nosso dia a dia fisicamente, mas no momento em que um assunto é posto em pauta em uma mesa e é gerada uma discussão em torno dele, este assunto pode ser considerado no mínimo importante.

Segundo Esmir Filho, um dos diretores do famoso e consagrado Tapa na Pantera, com mais de quatro milhões de acessos no You Tube, este site é uma ferramenta nova para a divulgação de trabalho, um novo tipo de mídia a ser explorada, cultural e comercialmente. Esmir também não descarta a possibilidade de o You Tube interferir culturalmente na vida das pessoas, no momento em que está tão em voga festas com musicas pop da década de 70 e 80. Esmir ressalta que é necessário haver muita responsabilidade antes de postar um vídeo no You Tube, pois em se tratando de um arquivo universal, todo e qualquer tipo de pessoa pode acessar, e nunca sabemos o que nossa atitude pode gerar.

A grande mídia que se prepare, pois o You Tube tem todas as armas para tomar conta do mercado digital publicitário, talvez com um novo produto ou com o próprio site You Tube. Tem público, tem tecnologia. Estamos aguardando as próximas parcerias."

Se você é daqueles céticos conservadores que ainda diz que o You Tube não tem futuro, ou que é um sitezinho de vídeo, sinto muito. O You Tube é uma comunidade mundial muito produtiva de videomakers de todas as vertentes, proporcionada por uma mega empresa que começou do nada no fundo de uma garagem, e que ainda vai dominar o mundo. Acesse http://www.youtube.com/FiveYear e confira as principais histórias de sucesso de usuários do You Tube. Vale a pena.

Mário Pertile

Mário Pertile é diretor de arte e planejamento do Estúdio Buteko.

Posted via email from Papo de Buteko

Posted on 5/18/2010 by Mário Pertile and filed under | 0 Comments »

0 tijolaços: